Blog Meu Despachante
Modern technology gives us many things.

Licenciamento online de veículos realmente funciona?

Praticidade e eficiência: o licenciamento pela internet tem atraído novos consumidores

2
Plataformas específicas para liberar documentação de veículos, de forma segura e rápida, já atraem as pessoas acostumadas a fazer tudo pela internet, desde compras até pagamentos. Justamente pela facilidade de não precisar sair de casa, enfrentar filas, ou assinar papéis. Da mesma forma, é possível fazer também o licenciamento online do seu veículo.   Diferente da tradicional forma de fazer o licenciamento do seu carro, indo até um despachante físico, nos últimos anos os proprietários de carros e motos tem optado pelos auto-atendimentos das agências bancárias, sites dos bancos, internet banking e despachantes online.
Mas para quem ainda desconfia das ofertas de serviços online, não deve se preocupar. Uma ferramenta de licenciamento online tem por princípio facilitar a vida do usuário. Mesmo para quem nunca usou, nem está familiarizado. Vale fazer um teste para reconhecer a funcionalidade de uma plataforma dessas.


Quem garante que meu documento vai chegar certinho?


A garantia de um licenciamento de veículo online, fica por conta da própria estrutura do serviço. A plataforma, seja um site ou aplicativo de licenciamento, tem que oferecer segurança ao usuário.

Para isso, deve ser devidamente registrada na Receita Federal, conter CNPJ, espaço físico e um atendimento online disponível em horário comercial. Ou seja, é uma empresa como o despachante que você conhece, com a diferença de oferecer serviços totalmente pela internet.

A plataforma precisa cadastrar o novo usuário para que os dados sejam verificados. Nome, endereço preferencial, CPF e telefone, se fazem necessários para que a ferramenta reconheça  a autenticidade do   usuário e forneça a opção mais adequada para cada situação em especial.

O endereço escolhido na hora do pedido é o que garante a entrega do documento no local exato. Portanto, fique de olho no preenchimento correto do CEP.

 Dica: antes de mais nada, o usuário deve observar se o site escolhido para fazer o licenciamento, utiliza protocolos de segurança. A certificação SSL é a mais fácil de verificar. É aquele cadeadinho verde que fica no lado esquerdo do navegador, ali em cima onde está o endereço do site. Esse cadeado garante que a conexão entre o computador e a operadora é sigilosa

A funcionalidade do licenciamento online de veículos


O que gera valor ao licenciamento online é a funcionalidade. O motorista consegue consultar através da placa, toda a situação em que o veículo se encontra, como seguro obrigatório, IPVA em atraso e multas.

O próximo passo, são as opções ao usuário sobre forma de pagamento que geralmente são bastante generosas e finalização do pedido. Da consulta ao fechamento do pedido, tudo acontece em menos de 5 minutos.

Todos os dados pessoais e de cartão de crédito fornecidos, passam por análise automática e sigilosa para garantir a legitimidade do pedido e evitar fraudes.


Se ainda resta alguma dúvida sobre como fazer o documento do seu veículo online, acesse o Meu Despachante e comece inserindo sua placa.
2 Comentários
  1. Gilberto Rossi Diz

    Tenho veiculo Ka/2001 com IPVA, DPVA, Licenc. sem pagamento desde 2015, posso pagar o IPVA do ano de 2020 e licenciar o veiculo?
    O Ipva 2015,2016,2017 , estão na divida ativa com protesto. Como fazer o pagamento parcelado desses atrasos e c/ protesto do cartorio.

    1. meudespachante Diz

      Olá, Gilberto! Como vai?
      Para regularizar o veículo será necessário realizar o pagamento de todos os débitos, mas pode ficar tranquilo que conseguimos parcelar tudo em até 12x e em até 4 Cartões 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.