Blog Meu Despachante
Modern technology gives us many things.

Placa Mercosul entra em vigor em 31 de janeiro; saiba se o seu veículo se aplica à regra

0
A placa de veículos no padrão Mercosul entrará em vigor em todo o país no dia 31 de janeiro. A mudança, no entanto, deve ser aplicada somente para primeiro emplacamento ou em casos em que a placa for furtada ou danificada. A decisão anterior indicava que a alteração nas placas valeria também para veículos que efetuassem a troca de município. Mas a exigência foi derrubada pelo governo federal.  Assim, os veículos em circulação – que não tiverem as placas furtadas e/ou danificadas – não serão obrigados a efetuar a troca. Deste modo, elas valerão até o fim da vida útil do automóvel.   O motorista que não tem o veículo enquadrado nessas condições, mas que deseja realizar a troca, poderá fazer tranquilamente.

Quem já aderiu à placa Mercosul?

Os estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Rio Grande do Sul já adotaram o novo padrão. A partir do dia 1º de fevereiro, os demais estados também deverão atender à medida.

Quanto deve custar a nova placa?

Até o momento, não foram estabelecidos os valores para a troca de placa. Isso porque vai depender dos custos de produção para as empresas credenciadas. A atual, de cor cinza, custa R$ 138,24.  Quer saber mais sobre normas e débitos veiculares? Acesse a nossa página no Facebook e fique por dentro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.