Blog Meu Despachante
Modern technology gives us many things.

Você sabe a placa final do seu carro?

0
Muitos dizem apenas placa final. Outros, o número final da placa do carro. Seja como for, são formas de identificar um veículo, encontrada nas buscas feitas na internet, nos despachantes e nas concessionárias.

Aliás, a placa diz respeito ao licenciamento, que começa a ser pago em abril de cada ano, a partir da placa final 01 e segue até dezembro com a de final 0.

De bate pronto, muita gente não lembra desse detalhe do carro e muito menos tem a informação de que para cada final de placa, existe uma data específica de pagamento de tributos veiculares, considerada pela legislação de trânsito brasileira.

Você lembra de cor a sua placa?

Nacionalmente, os veículos particulares tem suas identificações bastante conhecidas pelas ruas: na cor cinza, com a descrição da cidade e estado de origem de emplacamento do veículo e formada por três letras e quatro números escritos em preto, da seguinte maneira: XXX-1234. O 4 no caso, é o número ao qual o proprietário do veículo deve se atentar. Essa é a placa final do carro.

Com uma frota de veículos tão diversa, não é tão difícil encontrar outros tipos de placas



Já viu algum veículo com uma placa como essa passando?

Placa vermelha escrita em branco, significa veículo de aluguel. Fácil de encontrar em ônibus, táxis e caminhões, ou seja, veículos que prestam serviços.

Placa branca escrita em vermelho, significa que pertence às auto-escolas. Pode estar em um ônibus ou caminhão, mas se apresenta em veículos em função de aprendizagem

Placa preta escrita em dourado, significa, carro oficial. Representam os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as Forças Armadas.

Placa preta escrita em cinza, significa que o veículo pertence a um colecionador. Carros de coleção são aqueles que mantém as peças originais e perfeito estavo de conservação, há mais de 30 anos.

Mas o que o final da placa tem a ver com licenciamento?



Praticamente tudo. Todos os anos a partir de abril, é necessário que proprietários regularizem seus veículos, perante as normas de trânsito brasileiras.

O licenciamento é o documento do carro, assim como o R.G é o documento do brasileiro. Quando solicitado é preciso ter o documento válido em mãos, desculpas quase nunca são aceitas.

O grande lance do licenciamento é que para tê-lo em dia é preciso antes ter pago o IPVA, um tributo anual, cobrado de janeiro à março, independente do final da placa. Apenas veículos com mais de 20 anos são isentos dessa taxa obrigatória (mas não de licenciar o veículo).

Para desagrado geral, IPVA atrasado gera multa de R$0,33 por dia de atraso, e juros mensais baseados na taxa Selic. Faça suas contas, caso não tenha pago o IPVA, até 22 de março. E tem mais um detalhe: em 60 dias de inadimplência, o débito atinge 20% do valor do imposto. Ao proprietário, resta uma conta bem mais salgada que no início do ano.

Pra ajudar observe a tabelinha básica de IPVA apenas para conhecimento, lembrando que agora não adianta mais tentar parcelar junto ao Detran-SP, mas é possível nos portais de serviços online como o Meu Despachante.

ipva-2019-tabela

Veja bem, não paguei o IPVA mas preciso licenciar o carro



Certo! Para rodar com o veículo é obrigatório que o licenciamento esteja pago dentro do prazo. Mas para conseguir fazer o pedido de licenciamento, o proprietário precisa primeiramente arcar com todos os débitos pendentes.

O que precisa ser pago antes de licenciar:

🔹Multas do veículo

🔹Licenciamento do ano anterior ou outros

🔹DPVAT (ano anterior ou amais antigos)

🔹IPVA (ano anterior ou mais antigos)

🔹Ainda não sei quando licenciar

Isso é fácil! Cada veículo tem uma data específica para o licenciamento que deve ser seguida à risca, dentro de cada mês e nada mais. Não existe tolerância de mais 30 dias, como acontece com o vencimento da CNH, por exemplo.  Se você ouviu algo sobre isso, é mito!

Para não se perder, é só seguir a tabela abaixo:

Placa final 1: o prazo de renovação é abril

Placa final 2: o prazo de renovação é maio

Placa final 3: o prazo de renovação é junho

Placa final 4: o prazo de renovação é julho

Placa final 5 e 6: o prazo de renovação é agosto

Placa final 7: o prazo de renovação é setembro

Placa final 8: o prazo de renovação é outubro

Placa final 9: o prazo de renovação é novembro

Placa final 0: o prazo de renovação é dezembro

Com essas informações em mãos, consulte seu veículo, descubra os débitos em aberto e parcele tudo em até 12x no cartão de crédito.

Onde? No Meu Despachante, é claro.