Blog Meu Despachante
Modern technology gives us many things.

Você tem 30 dias para licenciar seu carro de placa final 9

Os condutores de veículos com placa final 9, já podem fazer o pedido online de licenciamento 2019, nesse mês de Novembro. É preciso lembrar que após o prazo de vencimento, o condutor pode enfrentar transtornos ao dirigir.

0
Para quem ainda não sabe como funciona a tabela anual de licenciamento de veículos, vou explicar. Mas é bom colocar atenção em um detalhe nesse mês de novembro: você tem 30 dias para licenciar seu carro de placa final 9.

Antes do licenciamento, tudo começa com o IPVA. No início de cada ano, entre os meses de janeiro à março, os proprietários de veículos são orientados a realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou IPVA.

Antes de prosseguirmos, acompanhe a tabela de vencimentos. Ela inicia-se em abril com as placas de final 1 e termina em dezembro com as placas de final 0. Em agosto, é o momento das placas final 5 e 6 fazerem o pedido de licenciamento.

O calendário anual é diferente em cada estado do país, mas no estado de São Paulo a tabela de vencimentos que deve ser seguida à risca é essa abaixo:

tabela-de-vencimento-licenciamento-anual

Qual a importância de licenciar dentro de cada mês?



Licenciar o veículo dentro do mês de vencimento previsto na tabela não só é muito importante, como fundamental para manter o veículo rodando e não correr o risco de multa e pátio, no caso de abordagens tipo blitz.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todo condutor deve estar ciente da obrigatoriedade do porte do documento do veículo, ou Certificado de Licenciamento Anual. Observe o que diz o CTB Digital sobre esse item do código:

I) O Certificado de Licenciamento Anual continua sendo de porte obrigatório, dispensado apenas se for possível, no momento da fiscalização, consultar o licenciamento via sistema informatizado disponibilizado ao agente de trânsito;

II) Se não for possível consultar o sistema informatizado, o não porte do CLA acarreta penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo até apresentação;

III) Se,  independente da consulta ao sistema informatizado, o veículo apresentar outra infração de trânsito passível de retenção e não for sanada a irregularidade, em vez de recolher o CLA, o agente de trânsito deverá remover o veículo ao pátio.

Portanto, licenciar o veículo dentro do mês que corresponde ao final da placa deve sempre ser considerado.

Posso licenciar até 30 dias depois do licenciamento vencido?



Não pode, infelizmente. Ao contrário do que muitas pessoas pensam e até naturalizou-se de alguma forma, o documento do veículo deve ser regularizado anualmente dentro da data prevista.

Não existe aqueles 30 dias a mais de tempo, depois do vencimento. Isso é mito.

Na verdade, essa suposta vantagem dos 30 dias após o vencimento para o licenciamento, nasceu da proposta da CNH.

O condutor com a habilitação vencida ou para vencer, tem até 30 dias após o vencimento para renovar, sem prejuízos. Essa regra é exclusiva da CNH.

No caso da CLA, isso não acontece. Se a placa final vence e o condutor não regulariza, ele corre risco de pagar multa, leva 07 pontos na CNH por que dirigir sem documento do veículo significa infração gravíssima e o carro é recolhido para o pátio municipal.

Você que tem veículo com placa final 9, aproveite Novembro para deixar sua CLA em dia!

Acesse: meudespachante.net.br

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.